Recentemente, não fosse a divulgação de mais uma de minhas publicações solicitando informações sobre números reais de casos de Covid-19 em nosso município (confira aqui), nada ficaríamos sabendo. Os dados, que antes estavam em suposto, apenas 01 caso de contágio, fechou o dia de hoje, 08 de Maio, com 9 casos confirmados de infectados com o novo Corona Vírus.
No entanto o que mais nos preocupa é que é fato que o HMB, não ter condições reais para cuidar de pacientes com Corona Vírus na cidade. Além de problemas, conforme vamos apurando, por falta de EPI (Equipamentos de Proteção Individual), o que pode colocar os profissionais de saúde em risco de contágio. O que representa assim, uma fragilidade complexa ante o aumento explosivo de casos.
Enfermeiros e técnicos estão trabalhando por amor à categoria, segundo informes, sem muita alternativa. E, certamente por isso que na manhã de hoje passou a ser informado que quatro médicos teriam abandonado seus serviços aqui na cidade de Barreiros, ficando apenas um Doutor à serviço da população barreirense. Certamente que quanto á esses informes todos os que fazem parte da cúpula da saúde em nosso município, preferem a manutenção do silêncio, de maneira a não causar alarde e tentarão não falar sobre o assunto, como de outras vezes já vimos acontecer.
Segundo este áudio que trago abaixo, as informações, por parte de um enfermeiro (não identificado) é que os médicos teriam se reunido e abandonado seus trabalho no HMB, por motivos por ele não declarados. Ele ainda tenta convencer em áudio para que outros enfermeiros e profissionais da saúde do hospital se unam e façam o mesmo, abandonando seus serviços por motivos não falado, sem sinal de protesto.
- "Mas, eu soube agora de manhã que Dr. Gilberto, Dra. Ana, Dr. Samir e um outro, por aí, que não sei o nome dele, já entregaram.. não vão vir mais para o HdB... eles entregaram hoje pela manhã". Diz o áudio por um enfermeiro não identificado, que tenta conclamar para que os profissionais de saúde que dão expediente no Hospital Municipal Barreiros, se reúnam e paralise os atendimentos. "O hospital sem médico e sem enfermeiros não funciona" complementa o autor do áudio que ainda dize que o único médico que está atendendo, até então, seria o Dr. Bruno. (Confiram o áudio abaixo)