Mais de 240 pessoas autistas, familiares, instituições e profissionais receberam certificados como forma de homenagem.
Em celebração ao Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo, a vereadora do Recife Liana Cirne (PT) promoveu uma reunião solene na Câmara Municipal na noite de ontem, 3 de abril.
Mais de 240 pessoas autistas, familiares, instituições, movimentos, profissionais de saúde e educadores, receberam certificados como forma de homenagem.
“É uma emoção muito grande estar aqui com vocês. Eu só milito em causas que me apaixonam. Apoio uma série de causas que acho justas, mas a paixão é um combustível potente para nossas lutas políticas. Eu me elegi sem o diagnóstico do meu filho, Pedro, que hoje sabemos que é autista. Quando criança, ele teve seis trocas de colégios, tentando se adequar. Como mãe, a gente não consegue mudar a sociedade e mudamos de colégio”, comentou Liana Cirne.
A parlamentar apresentou uma cartilha que escreveu sobre o TEA e falou que um dos textos do documento diz que o autismo não é um rótulo, mas um diagnóstico. “Rotular é uma das maiores violências conosco e com nossos filhos”.
A solenidade foi presidida por Cida Pedrosa (PCdoB) e a mesa da solene composta pela vereadora Liana Cirne; a representante da Liga Neurau, Lorena Cocentino; a mãe de autista e ativista, Danielle Pedrosa; a agente de Apoio Ao Desenvolvimento Escolar Especial (AADEEs), Mariana Rodrigues e Silva; a gerente da Gerência da Educação Especial Inclusiva do município do Recife, Adilza Gomes; o secretário Executivo de Defesa do Consumidor do Recife, André Luiz Pereira de Azevedo; o autista e psiquiatra João Carlos Leitão; o gerente geral do Procon Pernambuco, Hugo Souza.