Liana escolta professores ameaçados por vereador da extrema-direita durante sessão na Câmara do Recife

Na tarde desta segunda-feira (30), a vereadora do Recife Liana Cirne (PT) precisou realizar pessoalmente a escolta de dois professores da rede municipal de ensino, após ambos sofrerem ameaças dentro da Câmara Municipal feitas pelo vereador Eduardo Moura (NOVO). 

Os educadores acompanharam a votação do projeto de reajuste dos servidores públicos, pauta de grande interesse da categoria.

Durante a sessão plenária, Eduardo Moura tentou dar voz de prisão aos professores, atitude considerada autoritária e sem respaldo legal, sendo imediatamente contestado por parlamentares da bancada de esquerda. A confusão levou à suspensão da sessão por cerca de 10 minutos.

“Essa é a casa do povo, é a casa da democracia e os professores têm todo o direito de estar aqui, serem respeitados em seus direitos e não violentados, como foram hoje. Vamos garantir a segurança de todos os professores”, disparou Liana. 

A Polícia Militar chegou a ser acionada e permaneceu por algum tempo na porta do plenário, mas não realizou nenhuma condução e nem prisão. Diante da ausência de garantia de segurança institucional, a vereadora Liana Cirne acompanhou e protegeu os professores até um local seguro.

O episódio ocorre em meio a uma série de ações hostis promovidas por Eduardo Moura contra o movimento educacional. Recentemente, o vereador protagonizou outro ato polêmico ao arrancar um cartaz em defesa da educação antirracista, afixado pelo Sindicato Municipal dos Profissionais de Ensino da Rede Oficial do Recife (Simpere) em uma escola pública da capital.

Para Liana Cirne, os episódios refletem “uma escalada de intolerância e autoritarismo inaceitável dentro da Câmara do Recife que deveria ser um espaço do diálogo e do respeito à democracia”.

“Estaremos sempre aqui para garantir a liberdade sindical, garantir que nenhum sindicalista seja agredido, como foram hoje aqui ameaçados”, disse Liana.