A cada hora, 26 mulheres são vítimas de violência no Brasil. Em 2022 foram registrados 1.437 casos de feminicídio no país. Os dados alarmantes trazidos pelo Anuário do Fórum Brasileiro da Segurança Pública, reforçam a necessidade contínua de ações integradas entre entidades civis, públicas e sociedade no enfrentamento a essa chaga social. Desta forma, buscando fortalecer suas políticas públicas em defesa da mulher, a Prefeitura Municipal de Sirinhaém por meio da Secretaria da Mulher vem promovendo ações de combate ao Feminicídio.
Nesta quinta-feira (07/08), aconteceu na Rua Sebastião Chaves (Centro), um momento que ficou marcado no enfrentamento à violência contra a mulher, onde aconteceu o Circuito Banco Vermelho. A iniciativa foi promovida pela Secretaria da Mulher de Pernambuco e pelo Instituto Banco Vermelho (IBV), contando com a parceria da Prefeitura Municipal de Sirinhaém, através da Secretaria da Mulher. Também na ocasião foi feita uma menção a Andrezza Moura, vítima de feminicídio em Sirinhaém.
A Secretária Municipal da Mulher de Sirinhaém, Laryssa Oliveira destacou a importância da ação. "Foi um dia marcante, um evento que entrou na história das mulheres sirinhaenses. O circuito teve o objetivo de refletir com a sociedade sobre o enfrentamento à violência contra mulheres para todos os municípios do Estado e já que Sirinhaém é considerada cidade referência, recebemos também o importante equipamento de intervenção urbana, favorecendo que o banco esteve em espaço público e assim, levou essa discussão sobre a necessidade do envolvimento de toda a sociedade na luta pelo feminicídio zero", ressaltou.
O Circuito Banco Vermelho chegou à Mata Sul com ações de conscientização, escuta, apoio e informação para toda a população. Um movimento simbólico e necessário, que reforça: a vida das mulheres importa!
O Banco Vermelho também se caracteriza nas iniciativas globais de criação de memoriais pelo mundo, com o objetivo de honrar as mulheres assassinadas por homens, de aumentar a conscientização face à temática, e de promover a Justiça Social.