Câmara Municipal do Recife realizou, nesta terça-feira, 16 de setembro, uma Reunião Pública para debater a situação das Agentes de Apoio ao Desenvolvimento Escolar Especial (AADEES). A reunião foi de autoria da vereadora Liana Cirne (PT) e Osmar Ricardo (PT).
O encontro debateu a contratação de novos profissionais aprovados em concurso público, valorização profissional e reconhecimento pedagógico, combatendo a sobrecarga e a alta rotatividade da categoria.
Um outro tema também foi a regulamentação da função das AADEES, garantindo direitos e estabilidade aos profissionais contratados, que nos meses de julho e agosto ficaram sem receber salário, vale-transporte e auxílio-alimentação.
A vereadora Liana destaca a importância da reunião para a educação inclusiva no Recife.
"Essa reunião pública tem como objetivo unificar as principais demandas dos AADEEs, reafirmando que a valorização desses profissionais é condição essencial para uma Educação Especial Inclusiva no Recife. Estamos discutindo desde a importância da nomeação dos aprovados no último concurso, passando pelos problemas nos contratos, até os desafios enfrentados pelos servidores efetivos, com foco em políticas estruturais que garantam estabilidade, reconhecimento e condições adequadas de trabalho", disse Liana.
Participaram da reunião Mariana Rodrigues e Frankie Guimarães, Sindsepre (Sindicato dos Servidores Públicos do Recife), Rossana Albuquerque, representante da Prefeitura do Recife e Patrícia Pereira, mãe de autista e aprovada no concurso público.
Entre os temas que estarão em pauta, destacam-se:
• Regulamentação da função das AADEES, garantindo direitos e estabilidade aos profissionais contratados;
• Convocação dos aprovados no Concurso Público nº 002/2024, que prevê 400 vagas imediatas, mas ainda não teve todas as nomeações realizadas;
• Condições de trabalho e saúde mental das AADEES, incluindo relatos de adoecimento e necessidade de readaptação funcional;
- Valorização profissional e reconhecimento pedagógico, combatendo a sobrecarga e a alta rotatividade da categoria.