Este ano doação tradicional de peixes não acontece em Barreiros


Em Barreiros, desde algum tempo temos a tradição da doação de peixes da semana santa (páscoa). Essa tradição foi instituída pelo saudoso Inaldo Ferreira dos Santos, um dos melhores prefeitos que nossa cidade já pode conhecer. E devemos lembrar que ele fazia tais doações por puro prazer, mesmo que para isso tivesse que comprometer sua renda, com investimento de seu bolso, segundo me contava minha, mãe, que era uma das felizes beneficiadas da época.

Todos os anos, então, a distribuição acontecia em lugares pré-definidos, e com data certa. O povo agradecia, por que, em sua grande maioria, com as despesas do lar, não tinha como comprar seu peixinho para a semana da quaresma, como era citada. O população, menos favorecido, recebiam aquelas doações, dando graças à Deus por terem em suas mesas o peixe, o coco e o jerimum (para o preparo do quibebe , tudo doado pelo então prefeito Inaldo Ferreira dos Santos.

Os anos se passaram e este mesmo gesto foi seguido por outros gestores de nossa cidade. Amaro Biá, João Baleia e Toinho da Coca, ex-prefeitos de nossa cidade, ainda fizeram questão de manter esta tradição. E assim, todos os anos a doação era feita, sem interrupção.

Neste ano, o gesto foi repetido em outras cidades da região da mata sul pernambucana, cidades como Tamandaré, Sirinhaém, Rio Formoso e até mesmo em São José da Coroa Grande, mesmo com algumas ressalvas, uma vez que a população ainda reclamou da necessidade de passarem seus documentos de identificação, como CPF, RG e NIS. 

Menos em Barreiros.

Claro que alguns insensíveis com a carência alheia, vão citar aquela prédica de que não é bom dar o peixe, e sim a vara para pescar, e se for o caso, ensiná-lo à fazer. Só que estes deviam pensar que este é um gesto de uma única vez por ano. Considerado por todos como um gesto nobre. Não troquei por favor uma coisa por outra. Estamos falando aqui de uma tradição que por sinal, deixava todos os outros gestores em boa graça com a população. Coisa que não está acontecendo com esta gestão atual.

No entanto, em nossa cidade, diante de tantos cortes salariais e tantas reclamações nos salários dos munícipes, além de situações outras, acredito eu que, se fizessem a doação, como aconteceu nos anos anteriores, poderiam ao menos, ajudar a mesa de nossos irmãos menos favorecidos.

Este governo municipal e sua equipe, além de terem um governo sem liderança, está mostrando o quanto a insensibilidade é um forte em sua forma de governar.

Tem algumas coisas que sou contra, principalmente o assistencialismo social. Mas, neste caso, estamos falando, necessariamente de uma tradição que a prefeitura municipal de nossa cidade tem condições, financeiras, tranquilamente de executar, sem que isso venha a abalar as finanças da mesma.

Depois de uma reclamação nossa, repassada por alguns moradores da cidade vizinha, São José da Coroa Grande, segundo o senhor Wagner Geminiano "a Prefeita Elianai para atender a população coroense e não permitir que esta passasse a semana santa sem a entrega do peixe, comprou com recursos oriundos dos seus proventos o peixe para distribuir a população deste município". A ser verdade tal gesto, ela teria dado (?) um show de diferença entre o governo de lá, para o de cá. Concordam comigo?

Já aqui em Barreiros, pelo que fomos informados, foi liberada uma verba, que não seria pouca, para a compra dos peixes para a semana santa. Coisa que não aconteceu, e nem vai acontecer. Deixando nossos munícipes entristecido com a falta de sensibilidade do prefeito e sua equipe.

Numa possível suposição, vamos "acreditar" que não tenha verba possível para compra destes peixes para doação na semana santa, porque o prefeito daqui não agiu, como supostamente a prefeita de São José, cidade vizinha, agiu? Será que a prefeita Elianai Baleia teria mais "carinho" com a população daquela cidade, que o prefeito da nossa?