Um ano depois deste blogueiro ter visitado a comunidade conhecida como Barreiros Novo, constatamos que as melhorias não aconteceram e que infelizmente, os moradores daquela região continuam sem água em suas torneiras, sem saneamento básico, sem atendimento médico, sem policiamento, sem coleta de lixo, etc. E tão carentes, quanto estavam no ano de 2012, quando lá estivemos.
Na postagem de hoje, não tem muito o que falar, senão, mostrar como encontra-se aquela comunidade, carente de atenção do poder público e das autoridades constituÃdas.
É preciso que se faça alguma coisa, e venho solicitar aqui a atenção da parte de nossos vereadores constituÃdos, para que os mesmos, não apenas visitem aquela localidade, mas que ajam, enquanto é tempo.
É preciso que se faça alguma coisa, e venho solicitar aqui a atenção da parte de nossos vereadores constituÃdos, para que os mesmos, não apenas visitem aquela localidade, mas que ajam, enquanto é tempo.
Essa imagem acima é de um pequeno posso, que, segundo os moradores, é de onde retiram água, quando a compesa, não disponibiliza à gua suficiente.
Como a coleta de lixo não acontece com frequência, os moradores jogam tudo num mesmo lugar e ao final de cada tarde, segundo informam, queimam, para não acumularem. Segundo moradores, "os coletores passam, quando passam, uma vez por semana. Isso quando eles, os moradores, reclamam."
Além da coleta de lixo, que não acontece e da falta de água, temos ainda reclamações quanto à segurança pública. "São rarÃssimas as vezes que você vê uma viatura por estas bandas", reclama dona Aparecida, pequena comerciante no bairro. "Nós aqui, se precisarmos de um atendimento médico, temos que nos virar".
"Nos sentimos abandonados pelo poder público", diz o senhor Antonio, morador antigo daquele bairro.
Mais uma das queixas que aqueles moradores estão fazendo, principalmente é com respeito à um grupo de pessoas que estiveram naquela comunidade, com uma documentação em mãos, exigindo dos moradores, para que os mesmos assinassem, coisa que felizmente não assinaram, dizendo que os mesmos serão realocados daquela comunidade para outro lugar, uma vez, que será construÃda uma fábrica ali. Segundo informação dos moradores, o pessoal que estiveram por lá, diziam que aquele terreno, faz parte de uma empresa, que a estaria reivindicando na justiça a manutenção de posse, uma vez, que a prefeitura, a muito tempo, não teria cumprido com a parte dela quando, junto com o governo do estado, em função da enchente do ano 2000, construÃram casas populares naquela região.
"Queremos que tomem alguma providência", diz moradora da região. "Aqui não temos água, não temos saneamento básico, não temos transporte, não temos um posto de saúde, não temos segurança nem patrulhamento de policias, não temos nada, e ainda por cima, pra completar ainda querem tirar nossas casas, depois de mais de doze anos de moradia, que nos foi concedida pela prefeitura e o governo do estado" diz Dona Aparecida, moradora e comerciante no bairro. "A Compesa se não pagarmos nossas contas, ela vem em cima da gente, mas mesmo pagando nossas contas em dia, ainda assim, não temos água em nossas casas, sequer para as necessidades essenciais. Passamos o dia inteiro esperando, e por volta das cinco horas da manhã é que temos que estar com os baldes, esperando um pouco de água pingada, tendo que guardar para o dia todo, e quem sabe até, para o dia seguinte.
A Comunidade Barreiros Novo fica localizada às margens da PE 60, local conhecido no Engenho Alegre, e tem como referencia o Posto Puma.