Os 13 vereadores de Barreiros rejeitaram as contas do ano de 2014 do Ex-Prefeito Carlinhos da Pedreira.

Na noite de hoje, dia 18 de junho de 2019 aconteceu o que pouco se esperava, na cidade de Barreiros. Os 13 vereadores da Câmara Legislativa votaram de forma unânime pela rejeição das contas do ano de 2014, do ex-prefeito Carlo Arthur Soares Avelar Junior, mais conhecido como Carlinhos da Pedreira.

O ex-prefeito não compareceu, tão pouco algum advogado para representá-lo. Porém, alguns poucos de sua comitiva estavam por lá, inclusive, gravando toda a sessão para apresentar ao Ex-prefeito, sendo contratados para a execução deste serviço.

Vereadores em Sessão do dia 18 de Junho de 2019. (Imagem Ed Soares)
Os vereadores, fizeram suas considerações, informando inclusive que antes de qualquer outro pensamento, votariam em comum acordo com a justiça e que "não venham depois dizer que nós votamos por outra intenção à não ser pelo que pede a justiça" conforme se expressou, usando o microfone da Câmara, o Vereador Presidente Idson Wanderley, mais conhecido como Careca.

O Vereador Luciano Gomes, mais conhecido como Luciano do Peixe, usando do microfone da casa disse que "assim como antes foi votado pela rejeição das contas de outros prefeitos, e até pela aprovação das contas, com ressalva do ex-prefeito Carlinhos da Pedreira, do ano de 2013" estaria fazendo justiça, "votando com a consciência tranquila".

A Vereadora Ivalda Farias, disse que seu "voto seguiria conforme entendimento do Tribunal de Contas do Estado (TCE)". Argumento que foi seguido pelos demais outros vereadores, inclusive o Vereador Amaro Francisco, mais conhecido como Pãozeiro, que também votou pela rejeição das contas.

Já o Vereador Henrique, usando do microfone para expressar o motivo de sua votação tentou justificar que o ex-prefeito Carlinhos teria sido "traído por confiar de mais", no entanto, ele mesmo não votaria contrário ao entendimento do TCE, finalizando seu voto pela rejeição.

O Vereador Péricles fez a leitura das considerações apresentadas na sessão que justificarm a votação dos demais, e ele também, disse que não seguiria contrário ao entendimento do TCE, votando também pela rejeição das contas do ex-prefeito. 

Populares presentes na Câmara de Vereadores de Barreiros na noite to dia 18 de Junho de 2019. (Imagem Ed Soares)
O que acontece agora, depois que as contas do ex-prefeito foram rejeitadas tanto pelo TCE quanto pela Câmara dos Vereadores? A Rejeição de contas é suficiente para caracterizar inelegibilidade.

A rejeição de contas de prefeitos pelo tribunal de contas, aprovada pelo legislativo municipal, é suficiente para caracterizar ato de improbidade administrativa.

Importante frisar que as contas do ano de 2014 já foram  rejeitadas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), sendo apenas confirmadas hoje pelos 13 vereadores municipais da cidade de Barreiros.

http://www2.tce.pe.gov.br/mpc/prefeitos.html?codigoMunicipio=