Possíveis pré-candidatos ao cargo de Prefeito para as eleições de 2020 em Barreiros

Já nos encontramos na metade do mês de junho e consequentemente no meio do ano de 2019. E já se falam, por agora, dos prováveis nomes que estão se "amarrando" para concorrerem as eleições municipais na cidade de Barreiros. E por mais que se saiba que os nomes poderão mudar com o passar dos dias e a aproximação de uma próxima campanha, ainda assim, as várias pessoas estão perguntando quem e quais serão os possíveis candidatos ao cargo de Prefeito que irão enfrentar nova campanha no ano que vem.

Dos nomes que estou trazendo abaixo é bastante certo que essa lista poderá aumentar ou quem sabe até, diminuir. Mas, por enquanto "é o que temos pra hoje".


1 - Elimário Farias - O atual gestor municipal e ex-vereador vai lutar por sua reeleição. Isso por que, segundo informes que rolam nos bastidores da política local o senhor João Marcolino Gomes Junior, mais conhecido como João Baleia, que é a pessoa que está por trás do Prefeito oficial, estaria "arrumando a casa" pretendendo apresentar à partir do mês de julho uma prefeitura em dia com os salários dos servidores. O que por sinal é o que mais mexe com o bolso de qualquer cidadão.

Tudo indica que seu projeto está em andamento e muita gente tem acreditado na conversa de que os salários estavam atrasados por conta da gestão anterior que errou, administrativamente falando, o que à bem da verdade, não é de todo mentirosa essa teoria.

2 - Carlinhos da Pedreira -  O Ex-Prefeito, que teve um dos mandatos mais desastrosos da história barreirense, gerenciou a Prefeitura entre Janeiro de 2013 à Dezembro de 2016. Teve apenas um mandado. Concorreu as eleições, mas perdeu. Agora está tentando ser legitimado para concorrer no ano de 2020. Se conseguir obter sucesso com a votação dos vereadores em relação ao julgamento de suas contas, tudo bem, caso contrário, poderá estar fora da corrida eleitoral por ter suas contas rejeitadas.

O Tribunal de Contas do Estado já rejeitou as contas do ano de 2014.

Caso ele esteja inelegível o mesmo pretende colocar uma pessoa em seu lugar, fazendo, possivelmente o mesmo jogo de João Baleia, quando este último concorreu as eleições em São José da Coroa Grande no ano de 2012, mesmo sabendo que não poderia assumir o cargo, caso fosse eleito, sendo assim, na última semana da eleição colocou sua esposa, Elianai Gomes, que assim como Carlinhos da Pedreira, exerceu apenas um mantado.

João Marcolino repetiu o feito no ano de 2016, e também na última semana colocou Elimário Farias em seu lugar, vindo à ganhar as eleições.

Pelo andar da carruagem, Carlinhos da Pedreira tem sérias pretensões de imitar João Baleia, caso venha a ser impedido pela justiça de concorrer as eleições do ano que vem.

3 - Pedro Ivo - Ex-vereador em Barreiros, esteve por oito anos inelegível e desde que se viu livre da condenação que o colocou fora das eleições desde o ano de 2012, agora acredita reconquistar a atenção do povo.

Há quem diga, no entanto, que sua estratégia é ganhar a atenção e conquistar o que almeja, saindo do campo eleitoral para apoiar aquele ou aquela que lhe financiar apoio.

4 - Vereador Careca - Já foi Conselheiro Tutelar e por conta desse cargo conquistou a vaga de Vereador no ano de 2012, reelegendo-se em 2016. Atualmente é Presidente da Câmara de Vereadores de Barreiros.

Suas possíveis ambições poderão levá-lo á disputar uma pré-candidatura. Mas, talvez o mesmo desista e volte à lutar por mais um período na cadeira de vereador. Tudo depende do quanto de atenção ele consiga conquistar para manter-se na vida pública.

5 - Inaldo Lins - Advogado e pessoa bem-quista em todos os lugares, dentro de fora da cidade, tem agora como foco tornar-se Prefeito de seu município, crente de que poderá mudar a realidade de Barreiros com o apoio popular.

Sua plataforma de atuação está principalmente no meio religioso. Ele é católico por formação e tem ganhado a apreciação de uma boa parcela de jovens barreirenses. O que poderá ser um diferencial de sua campanha, para as eleições do ano que vem.

6 - Beto da Sensação - Já concorreu as eleições do ano de 2012 e 2016Sua forma de politica, porém, era e sempre foi a de não agir conforme os profissionais da velha politica local.

Para quem está acostumado à receber qualquer trocado em troca de seu voto, encontrará em Beto da Sensação um político que não se permite esse tipo de ação.

O que para alguns é uma verdadeira virtude, tendo em vista que política se ganha com objetividade, representatividade e projetos para o município, não com compra de votos.

7 - Paula Veríssimo (Contadora) - Ainda não conhecida no mercado político, seu nome aparece como a única mulher à concorrer as eleições municipais para o cargo de Prefeita no ano que vem.

Sem nenhum currículo à mais para apresentar, caso venha à ser candidata, ela e seu grupo terão que enfrentar um mercado local em que apenas homens, até agora, tem ganhado mercado.

Por ser mulher, esse poderá ser um dos trunfos para 2020, tendo à frente muitas mulheres e homens também, revoltados pela forma que até agora a Prefeitura com seus atuais e gestores anteriores, tem conduzido a administração pública.

8- Hacker - Haviam conversas de que a família Hacker estaria com interesse em colocar um dos familiares como candidato à Prefeito ou Prefeita, em Barreiros. O que parece ser mais Fake News, já que até o momento escutou-se apenas rumores.

Assim como também, há rumores de que eles já desistiram dessa ideia por acreditarem que o investimento seria muito alto para "abocanhar" a Prefeitura barreirense.

A ambição dos Hacker, no entanto, pode não ter limites. Mas, apesar  do olho grande da família suas intenções poderão fazer com que alguns contratempos façam os ventos serem contrários á seus projetos, ou quem sabe, eles venham à se unirem com o grupo de de Carlinhos da Pedreira, conforme já contam-se nos bastidores da politica.

Segundo contam-se, caso Carlinhos não consiga ser candidato e não consiga convencer sua cunhada à ser sua "substituta" nas eleições do ano que vem, possivelmente estará fazendo aliança, por baixo dos panos, para apoiar os forasteiros na cidade, já que o que mais vale para estes são as intenções pessoais disfarçadas de suposta vontade do povo.

Como já falei, os ventos poderão mudar e muita coisa ainda poderá acontecer nesse meio tempo. Por enquanto, este é o pequeno cenário que está se formando para as eleições do ano de 2020.