Sintepe Barreiros cobra participação da categoria.

Na semana passada, dia 07 de março, estive no escritório do Sintepe em Barreiros para saber do andamento das atividades deste sindicato que atua, pelo que cita, em prol da categoria educacional. Ou seja, o Sintepe vem à ser a sigla para o Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco.

Como alguns sabem, recentemente o SINTEPE foi citado em redes sociais, por alguns, como sendo um sindicato para poucos. Segundo alguns, o mesmo em nada estaria contribuindo para uma melhor funcionalidade, principalmente em nossa cidade e região.

O que será que colhemos desta conversa? Qual a opinião que ficou à partir de então? O que podemos esperar?

É o que veremos à seguir.

Inicialmente devo dizer que fui muito bem recebido pelos representantes do SINTEPE das cidades de Barreiros, São José da Coroa Grande, Tamandaré e Rio Formoso ali presentes. Em conversa franca, ouvimos a senhora Vera Pessoa que tratou de nos contar como está o andamento do Sintepe, não apenas em nossa cidade, como ainda nas cidades circunvizinhas, em especial na mata sul pernambucana. 

O SINTEPE hoje é uma importante ferramenta para a os servidores da categoria educacional, seja municipal ou estadual. E, por sua luta, em especial em Barreiros, com mais de 13 anos em constante atividade tem beneficiado a história desta classe com o seu melhor empenho.

Algumas perguntas foram feitas. Mas, para não discorrer muito, vamos citar algumas linhas para apreciação de nossos amigos, principalmente  para aqueles que necessitam saber que existem direitos e deveres para com aquela instituição. E vice-versa.

Perguntados como o SINTEPE Barreiros vê algumas críticas contra o sindicato, em redes sociais?

- "Na maioria das vezes, estes mesmos ou estas mesmas que mais criticam, são as que menos se envolvem com a causa, quando lhes chamamos para as responsabilidades do sindicato. Nossa cidade está muito bem cuidada em sua categoria. Somos a cidade que tem o melhor fundo salarial, pago em dia ao contrário de outras dentro nosso estado". Diz Vera Pessoa 

Das conquistas e benefícios do SINTEPE deve-se citar o apoio jurídico que em Barreiros tem, além de contar de que este é o primeiro núcleo, funcionando a mais de 12 anos efetivamente.

- "Temos hoje uma das melhores visibilidades, bem como aumento de filiados. Temos o melhor piso salarial da região para a categoria e ainda, acima de tudo, um compromisso firmado de estar sempre e em todos os momentos ao lado da categoria. No entanto, está luta é uma luta desigual. Por muitas vezes convidamos nossos companheiros para tratar de assuntos de seus interesses. Falo principalmente dos filiados, e temos como resposta o seguinte: eu confio em você, o que você decidir por mim, está certo. Eu assino embaixo". Diz Vera Pessoa.

Pelo que podemos observar, está mais do que claro que não existe comprometimento desta mesma categoria em se falando de seus deveres, mas querem, sem mais demora ter seus devidos privilégios  e diretos com a lei do pouco esforço.

Questionada sobre a atual gestão da GRE em Barreiros e tivemos como resposta que;

- "Temos no gestor da GRE a imagem de um ditador. Este faz pressão por resultados. Exige demais de nossa categoria".

A uma pergunta feita por um dos internautas levada para aquela conversa aberta, sobre a possibilidade de se conquistar o beneficio do  difícil acesso, tivemos como resposta:

- "Bom você tocar neste assunto. Essa reivindicação faz parte de nossa pauta e estará sendo discutida em reunião próxima com a prefeitura".

Ou seja, o Sintepe Barreiros está bem adiantado em algumas negociações e reivindicações.

Uma das perguntas perturbadoras foi quanto ao tão falado caso do salário atrasado de dezembro de 2012 na prefeitura de Barreiros. Como sabemos, a gestão anterior negou-se a pagar o salário em dia dos funcionários e os mesmos foram as ruas para  protestar e o fizeram exibindo cartazes como este abaixo.






- "Nosso sindicato foi até as ultimas consequências em busca de nossos direitos, junto à prefeitura e o prefeito. No entanto, temos que nos limitar à alguns trâmites da lei. Levamos a reivindicação para a promotoria, bem como ao conhecimento do juiz e o que tivemos como resposta é que o salário sairia até o final do mês, sendo pago, possivelmente até 28 de dezembro de 2012. Coisa que infelizmente não aconteceu. O que não é culpa nossa. O SINTEPE, como todo órgão competente e resopnsável, tem seus limites, perante a lei". - disse Vera Pessoa.

Segundo Vera Pessoa, já foram feitas quatro reuniões com o atual prefeito para tratar de assuntos sobre a categoria.

Uma das conquistas de todo servidor é o quinquênio, um beneficio concedido ao trabalhador, quando o mesmo atinge 5 anos de serviços prestados. Questionados sobre isso, já que o comentário na cidade ainda é o mesmo, Vera Pessoa diz que até o exato momento nada ficou sabendo dobre isso. De imediato a mesma ligou para o vereador Lula da Abes (PT) e o mesmo, por telefone, diz que até o exato momento nada chegou ao conhecimento dos vereadores. Supostamente seria mais um factoide do povão. No entanto, segundo Vera Pessoa, o quinquênio é um direito, apesar de ter algumas brechas na lei, que caso o prefeito queira usar desta brecha, o SINTEPE ficaria de mãos atadas. Algumas prefeituras já se valeram desta brecha. Diz Vera Pessoa.

O que vocês diriam para finalizarmos nossa conversa para os filiados e não filiados do Sintepe, não apenas em Barreiros, como ainda para a região da mata sul de pernambuco?

- "Nossa luta em muitos momentos é desigual. As vezes somos cobrados demais, e no entanto, não vemos participação de nossos companheiros. Justamente daqueles que deveriam se envolver com mais afinco. Solicitamos que nossos companheiros e companheiras empenhem-se mais. Busquem mais informações conosco ou com os órgãos competentes. Sejam mais participativos e participativas. Estamos sempre em busca por condições melhores para a categoria e não mediremos esforços, quando e se o bem for em comum. Mas, não se luta sozinho ou sozinha. Entrem em nosso site, enviem-nos e-mails, caso não possam vir até nossa sede, ou liguem-nos. Envolvam-se mais. Interajam mais. O Sintepe por ser um órgão participativo está a sua disposição. A categoria com o SINTEPE tem vez e voz!"

Aproveitando o ensejo vamos deixar um alerta para nossos amigos e amigas, que nos acompanham, bem como para a categoria educacional de Barreiros, Rio Formoso, São José e mata sul pernambucana. Informação esta encontrada diretamente no site do SINTEPE.



Para entrar em contato com o Sintepe em Barreiros segue abaixo.

Rua Olimpio Teodoro, Centro, ao lado da Bibioteca Municipal.
Telefones: (81) 3675 1816 - 8713 5292 falar com Vera Pessoa
Ou envie um e-mail para: regionalbarreiros@hotmail.com